domingo, 19 de dezembro de 2010

"Miseravão" O caveirão baiano.

Novo blindado da polícia baiana foi doado por empresa de segurança

Já apelidado de Miseravão, o caveirão baiano comporta até oito pessoas, incluindo o motorista

Por:Dimitri
Bruno Wendel|Redação CORREIO
Se as modificações na estrutura de um carro costumam imprimir um pouco da personalidade do dono, com o veículo de apoio tático (VAT) doado à Polícia Militar pela Nordeste Segurança não foi diferente. Há quase um mês no pátio do Batalhão de Choque, o carro-forte, que pertencia ao Grupo Nordeste, teve a blindagem e o pára-choque reforçados, ganhou uma porta traseira para embarque e desembarque da tropa, torre no teto, além de seteiras (pequenas aberturas para permitir que os policiais atirem) e bancos onde era o cofre do extinto transporte de valores.
Já apelidado de Miseravão, o caveirão baiano comporta até oito pessoas, incluindo o motorista. Virtual estrela de uma solenidade realizada há cerca de 20 dias, a mais nova arma da Polícia Militar acabou não sendo exibida no evento que reuniu diversas autoridades militares no Batalhão de Choque.
Segundo fontes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o blindado não foi apresentado porque a cúpula da unidade temia que a exposição pudesse causar alvoroço na população baiana, já que data coincidiu com os ataques no Rio de Janeiro.
Há pouco mais de dez dias, no entanto, policiais do Comando de Operações Especiais (COE) da PM, unidade do Batalhão de Choque, já iniciaram treinamentos internos no veículo.
Tecnologia 
Procurado pelo CORREIO, o tenente-coronel Sérgio Luiz Baqueiro, responsável pelo Departamento de Comunicação da PM,  não forneceu detalhes sobre a estrutura do VAT. Afirmou apenas que  “o veículo vai receber equipamentos internos, como tecnologia de monitoramento”, declarou, fazendo referência aos  caveirões usados no Rio de Janeiro.
Nos blindados cariocas,  os vidros anexados ao veículo possuem proteção contra luz, impedindo que quem está fora possa identificar os policiais que estão no interior do veículo, proteção contra bombas,  ar-condicionado e câmeras de vigilância para que as operações sejam estudadas posteriormente, garantindo mais fidelidade nos relatórios de atividades.
Ainda  segundo o tenente coronel Baqueiro, as principais perguntas sobre o veículo serão respondidas na segunda-feira, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo, onde o blindado será apresentado à imprensa durante o Seminário de Segurança em Eventos Esportivos Internacionais.
DOAÇÃO  
De acordo com  um gerente regional da Nordeste Segurança, o veículo doado é o mesmo usado pela empresa para transportar valores - só que adaptado. No site da empresa, a informação é de que os carros-fortes possuem tecnologia de ponta, com blindagem nível 5, a mais elevada disponível no mercado, capaz de absorver impactos de fuzil 7,62 mm e 233 - AR 15.
As cabines são equipadas com câmera interna que permite ao motorista dirigir mesmo se o vidro dianteiro estiver trincado.  “A doação foi simples. No DUT foi colocado o CNPJ da SSP e depois feito o título de doação”, explicou o gerente.
Há especulações de que a troca teria sido uma troca de favores: funcionários da Nordeste são treinados por soldados do COE da PM no Batalhão de Choque, além da COE escoltar, em algumas situações,os carros-fortes da empresa.
O Rio de Janeiro foi pioneiro no uso de carros blindados no combate ao tráfico de drogas.
Polícia terá pistolas iguais as da SwatAté o Carnaval, todos os policiais do Batalhão de Choque devem usar um modelo específico de pistola ponto 40. A arma é  usada normalmente pela Swat (Special Weapons And Tactics) - unidade de polícia dos Estados Unidos altamente equipada e treinada para poder reduzir o risco associado a uma situação de emergência. Ainda segundo fontes da SSP, dez pistolas já estão no Batalhão de Choque.
As armas diferem da ponta 40 usadas atualmente pelos policiais por serem mais leves e de maior alcance. Nota do Departamento de Comunicação Social da PM informa que  foram investidos, neste ano, mais de R$ 16 milhões em armamento, uniformes e acessórios. A opção por pistolas mais modernas e leves, uniformes, capacetes e coturnos  é para dar mais conforto e mobilidade operacional à tropa. 
Fonte: Correio da Bahia

Um comentário:

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.