quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Curiosidades.

Importância da água

A água é um recurso natural de um valor inestimável. A vida só se tornou perceptível após o aparecimento da água. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantém em equilíbrio o ecossistema.
O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Nosso corpo é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixarão de existir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância.
A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se chegar a faltar água no organismo, não vai haver desintoxicação e assim ficaremos prejudicados e surgirão inúmeras doenças. De um ponto de vista mais científico, a água é o ponto de partida, pois se não existir água, não existirá comida, nem chuva. O dia em que a água começar a faltar as pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam.
Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. Com a água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.
Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.
Qual é a diferença entre água mineral e água comum?
No mercado de águas envasadas, geralmente estão acessíveis ao consumo humano três tipos de águas que são comercializáveis. A água mineral propriamente dita, que é uma espécie do gênero água subterrânea e não pode sofrer nenhum tratamento; a água purificada de sais, que é preparada artificialmente, não sendo necessariamente de origem subterrânea; e a água natural que é captada da mesma forma que a água mineral. A diferença entre a água mineral e a água comum é que a primeira tem certos elementos, teores de sais minerais, que lhe dão uma qualidade terapêutica e medicamentosa, o que não ocorre com as águas comuns. É necessário que o consumidor desse tipo de água fique atento pois, muitas vezes é vendida água natural simplesmente com a qualificação de água mineral, sendo que alguns rótulos trazem essa qualificação não podendo o produto ser considerado como de qualificação mineral.
Você sabia?? “A água mineral é um bem raro. O Brasil detém um terço das reservas mundiais, mas não exporta devido ao custo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.