sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Curiosidades.

Como funcionam as granadas de mão?

Por:Dimitri 

As Granadas de Mão podem ser classificadas da seguinte forma: Explosão; Fragmentação; Fumaça; Impacto; Incendiárias; Lacrimogêneas; Gás; Iluminação.

Felizmente, os nomes são auto-explicativos e posso seguir com o tema central do post.

Bom, vamos lá, a granada de mão se divide em algumas partes, vejamos: Percussor; Pavio; Primeira espoleta; Detonador; Segunda espoleta; Pino; Alavanca.

Cito algumas partes, apenas para que sirva de guia para o resto do post.

Retirar o pino não é o suficiente para que a Granada de Mão exploda, é necessário também que a alavanca se mova para fora, vou explicar melhor e bem rapidinho, pois sei que texto muito grande ninguém lê.

A alavanca é a chave de tudo, ela é o gatilho da granada de mão, assim, se ao retirar o pino, a alavanca continuar pressionada, ótimo, recoloque o pino e faça com que a 'agulha passe lá por baixo (se você gostar, claro) sem problemas'.

Quando uma pessoa retira o pino da granada e arremessa, no exato momento da perda de contato da mão de quem a jogou, a alavanca se desencosta do corpo da granada, consequentemente, aciona seu percussor, que aciona a primeira espoleta, que aciona o pavio, que posteriormente aciona a segunda espoleta, causando a explosão e o rompimento do invólucro. E tudo isso em 4 segundos (com margem de erro de 1 segundo para mais ou para menos).

Então, caso uma granada esteja sem o pino, tudoirá pelos ares antes mesmo de que alguém possa fazer alguma coisa, chegando perto da granada para 'tentar desativá-la'. Sem pino e sem algo segurando a alavanca, a explosão é certa e não adianta tentar colocá-lo novamente, não vai dar tempo.

Conto com a ajuda dos militares (se houver algum) que por acaso lerem este texto para possíveis esclarecimentos.

(Fonte: Wikipedia e conhecimentos de leitura e curiosidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.