terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Curiosidades

O que é e como funciona um aparelho GPS?
Publicado em Você tem que saber por Vinicius Mont Serrat

Por:Dimitri

O GPS é um dispositivo que recebe dados de uma rede de satélites permitindo ao usuário do receptor do GPS saber a sua localização, velocidade e tempo a qualquer momento. Do inglês Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), o GPS vem ganhando espaço no mercado e nos automóveis brasileiros.
Este sistema foi usado inicialmente para fins militares nos Estados Unidos e em 1973, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos mandou para o espaço uma rede com 28 satélites chamada NAVSTAR e até hoje, cada um desses equipamentos circunda a Terra duas vezes por dia, enquanto cinco estações vistoriam localização e funcionamento deles.

E como funciona?

De acordo com uma matéria exibida no portal Info, “para que um navegador saiba quais são suas coordenadas, ele precisa receber o sinal de, pelo menos, quatro satélites. Os GPS usam o sistema de triangulação para determinar a localização de um receptor em terra.
O receptor calcula a distância que o aparelho está de cada um desses objetos espaciais para determinar sua própria posição. Por esse motivo, fica difícil receber o sinal em lugares cheios de prédios ou árvores ao redor. Nuvens carregadas também são capazes de deixar o seu GPS veicular totalmente cego.” A informação com o posicionamento vai para um software que transforma tudo em comandos de voz e mapas, indicando o caminho ao motorista curva a curva.

É preciso pagar para utilizar o GPS?

Não, o sinal do GPS é gratuito. É preciso apenas comprar um aparelho GPS ou ainda você pode receber sinais de GPS em seu smartphone, palms, computadores.
É preciso apenas ficar atento quanto à atualização dos mapas. A maioria dos fabricantes de GPS oferecem uma atualização para a sua base de informações ou alguma ainda trazem a opção de uma assinatura para obter todos as atualizações de mapas e rotas ou ainda disponibilizam download em seus sites.

Como usar?

Basta comprar o seu aparelho GPS, de acordo com as suas necessidades e antes de sair dirigindo planeje a sua rota. Ao ligar o aparelho com o carro parado, encontrar o sinal dos satélites é menos demorado do que quando o veículo está em movimento.
Ao ligar o aparelho pela primeira vez é preciso esperar um tempo maior, pois a quantidade de informações a ser processada é grande. Depois, digite o endereço que pretender ir e escolha o tipo de rota.
Para quem ainda não está familiarizado com o aparelho a dica é não confiar 100% no GPS. Algumas regiões ainda não estão mapeadas corretamentes e muitas vezes os sentidos das ruas podem mudar. Um outro fato é que o aparelho não é capaz de identificar áreas congestionadas ou perigosas, portanto vale a pena ficar atento!
O GPS hoje tem diversas funcionalidades e pode ajudar muito a vida do motorista. No próximo post darei dicas para quem quer comprar um aparelho deste e não se perder mais no trânsito.
Abraços!

http://blog.seguroautofacil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.