quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Informatica

Como resolver os problemas de seu computador


No post de hoje darei algumas dicas de como resolver os principais problemas de um computador.

Para você entender melhor algumas coisas ditas aqui, indico que leia outros artigos do site como esse. O teste do troca-troca .
Vejamos agora alguns sintomas de problemas típicos que podem ocorrer com um PC. Para cada sintoma, indicaremos as causas prováveis e as suas soluções.
1) Tela escura, sem sons
Você liga o computador e a tela fica apagada. Nenhum som é emitido pelo alto falante. Parece que o computador está completamente inativo. Faça o seguinte:  
1) Cheque se o monitor está ligado e conectado corretamente
2) Verifique se a chave 110/220 na parte traseira da fonte está correta
3) Confira as conexões da fonte
4) Veja se as placas de expansão estão bem encaixadas nos slots
5) Verifique o cabo flat IDE
6) Teste a fonte
7) Verifique os jumpers da placa de CPU
8) Verifique as memórias
9) Desmonte o PC e monte-o por partes
10) Use uma placa de diagnóstico

Monitor --> A ausência de POST pode ter uma causa bastante simples, um erro gros­seiro, mas também pode ser causada por um problema bastante sério. Comece verificando se o monitor está ligado e se seus cabos estão conectados. Se possível teste o monitor em outro computador.

Placa de vídeo --> A placa de vídeo pode estar defeituosa ou mal conectada. Quando a placa de vídeo não funciona, não aparece imagem no monitor, e o alto falante emite beeps para indicar o erro. Entretanto, também é possível que durante o teste da placa de vídeo reali­zado no POST, o BIOS apresente um travamento causado pela placa de vídeo de­feituosa. Não conseguiria portanto informar o erro através de beeps. Verifique en­tão se a placa de vídeo está encaixada corretamente. Depois de testar a fonte, você pode ainda experimentar colocar uma outra placa de vídeo no PC, apenas para efeito de teste. Observe que se a placa antiga estiver defeituosa, a nova placa enviará imagem ao monitor, você poderá executar um boot no modo MS-DOS, mas a placa não funcionará corretamente no Windows, pois estará sendo usado o driver de vídeo da placa original.

image
Conexão da fonte - Também é possível que a fonte de alimentação não esteja cor­retamente conectada na placa de CPU. Verifique se esta conexão está correta.



Placas de expansão – Quando uma placa de expansão está mal encaixada pode causar trava­mentos quando o PC é ligado. Verifique se todas elas estão corretamente encaixa­das nos seus slots. As placas devem ser aparafusadas no gabinete, caso contrário podem soltar com muita facilidade.


imageCabo flat IDE - Se o PC ficou com tela escura e inativo logo depois que você fez alguma alteração nas conexões dos dispositivos IDE, provavelmente aí está a razão do problema. Você pode ter encaixado o cabo flat IDE de forma invertida, ou na interface IDE, ou em algum dos dispositivos IDE.

Fonte - A fonte de alimentação é sempre suspeita em quase todas as anomalias que ocorrem em um PC. É preciso verificar se suas tensões estão dentro da faixa de tolerância permitida.

imageProcessador - O pro­cessador pode estar programado com clocks errados, ou pode ter sido danificado por configuração de clocks e voltagens erradas, ou pelo fato do cooler ter pa­rado ou ficado solto. Se o cooler estiver parado ou solto, é possível que isto tenha causado o superaquecimento do processador, danificando-o. Será preciso trocar o processador.
A configuração de voltagem do processador é importantíssima.

Quando um pro­cessador está programado com uma voltagem errada, ou não funcionará, ou travará depois de poucos minutos, ou então poderá ficar aquecido e queimar. Em PCs que utilizam overclock (processador ope­rando com clock mais elevado que o permitido), o processador poderá ter quei­mado, ou simplesmente ter deixado de aceitar o clock elevado, devido ao desgaste. Confira, portanto, se o clock interno e o externo estão corretamente configurados.
 

www.suebnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.