segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Receita de Sushi Prática, Barata e Fácil!



Final de semana chegou e está sem grana para ir a um rodízio de comida japonesa ou mesmo comer uns sushis do self service, eis a solução!
Recentemente eu comprei os materiais para fazer sushi em casa, me arriscar mesmo a fazer, e como a expressão “Did It Myself” que vaga neste blog não é algo de exclusividade para roupas, mas para tudo que alguém que não é especialista em uma área, mas se arrisca nela mesmo assim, vou “ensinar” como fazer um Sushi em casa gastando pouco.
Estes que eu fiz, como não sabia se a receita poderia dar certo, referi fazer de pepino mesmo, vai que ficassem uma porcaria e eu desperdiça-se o dinheiro dos kanis, não mesmo!!
Mas vamos a obra, a receita que usei é deste  Link, mas vou reescreve-la com as modificações que eu fiz, que em parte são as mesmas que o blog descreve.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz para sushi (grão curto)
  • 2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ pepino em fatias
  • Alga (a própria para fazer sushi)
Dos ingredientes, o que é mais “difícil” de se encontrar é a alga, isto porque se você for como eu, que mora no interiosão que não tem nada de “importado” não será uma tarefa fácil encontrar este item, porem quando for a Capitar (com um sotaque do interior de Minas que é onde eu moro) faça essa comprinha que não irá se arrepender!
Os outros ingredientes podem sim ser substituídos! Eu até cheguei a comprar meu pacotinho de arroz para sushi, porém com o pé atas de que essa receita realmente funcionasse, eu substituí por um arroz comum que havia em casa e triturei-o levemente no liquidificador! Pronto, agora eu tenho um arroz de grãos curtos!

Modo de Preparo:

Lave o arroz até a água ficar limpa, bem clarinha. Acrescente as duas xícaras de água e deixe-o descansando por 25 min. Depois leve ele ao fogo baixo e por 25 min deixe-o cozinhando. Foi ai que eu quase o queimei e fiz bagunça na cozinha. Você vai acrescentando água na medida que for secando, em 25 min exatos e no fogo baixo você terá uma espécie de papa bem cozida de arroz!
Depois de cozido, coloque em uma tigela, acrescente o vinagre, o sal, e o açúcar e mecha suavemente.
Agora é hora de esfriar o arroz. A receita diz para abanar, ele precisa ser esfriado rapidamente. Nem só de abano vive essa pessoa não é mesmo? Liguei o ventilador no suave, coloquei a panela de longe, e abanei sim com meu leque e pronto, em menos de 5 min já tinha o arroz frio!

Montagem:

Pegue sua esteirinha (do jogo americano, ou a dita “própria” para sushi) estende-a sobre uma superfície plana, coloque a folha de alga em cima. Coloque uma quantidade de arroz que cubra até pouco mais da metade da alga, deixando nu inicio cerca de um dedo (2cm) livre, sem arroz!
Esparrame o arroz para ficar homogêneo. Eu utilizei uma espátula para me ajudar, porque não sou nada habilidosa. No meio da camada de arroz coloque a fatia de pepino (ou kani ou outro tipo de recheio que você optou) comece a enrolar a esteirinha tomando cuidado para pressionar bem para tudo se acomodar no rolinho. Terminando de enrolar passe água na alga para “colar” uma ponta na outra.
Pegue a melhor faca de corte que você tenha em casa, corte o rolinho no meio, e depois cada parte em três partes iguais.

PRONTO! 
Você acabou de fazer um sushi, sinta o cheirinho bom da comida!!! Delicia-se agora com um molho shoyo e seja feliz! Viu, não é um bixo de 7 cabeças, muito menos um posso de grana para fazer!
O que acharam da receita? Vão fazer em casa também? Meu próximo experimento é fazê-los com o arroz dito “próprio” e de kani!



http://sonhosloucuraerealidade.blogspot.com/2011/02/receita-de-sushi-pratica-barata-e-facil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.