quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curiosidades

Pesquisa afirma que comer carne vermelha não faz mal a saúde


Depois de anos de preocupação que comer carne vermelha pode levar a um ataque do coração ou a um câncer, você pode relaxar e apreciar o churrasco de domingo, dizem os pesquisadores. Um relatório acaba com os mitos e equívocos sobre a carne vermelha, afirmando que a maioria das pessoas comem quantidades saudáveis e que não trazem riscos maior de doença.
Segundo a pesquisa da British Nutrition Foundation, da Inglaterra, os métodos modernos de criação de gados reduzem os níveis de gordura, que pode ser ainda menor do que o frango, enquanto a carne vermelha proporciona elevados níveis de nutrientes vitais, incluindo o ferro.
Uma pessoa que come uma salada de queijo Cheddar vai comer sete vezes mais gordura do que contém a carne vermelha magra, diz a British Nutrition Foundation. A pesquisa que tem 77 páginas, analisou as evidências atuais da saúde em relação a carne vermelha, e, não encontrou nenhuma evidchurrascoência de efeitos negativos na saúde. No entanto, o World Câncer Research Fund, também da Inglaterra, aconselha as pessoas a reduzirem o consumo de carne vermelha e cortar a carne processada, contestando as conclusões da pesquisa. 
O professor Martin Wiseman, conselheiro médico e científico da World Câncer Research Fund, disse que o estudo foi promovido pela indústria da carne, e acrescentou: "Este documento não é uma revisão sistemática das evidências e não muda o fato de que não há provas convincentes que aumentam o risco da carne vermelha causar câncer de intestino. É verdade que a carne vermelha contém nutrientes importantes e é por isso que não recomendamos evitá-la completamente. Mas, para sugerir, como os autores desta revisão têm feito, que não há nenhuma prova de que o consumo moderado de carne vermelha magra não tem quaisquer efeitos negativos na saúde está errado”.
Já o Dr. Carrie Ruxton, um nutricionista independente e membro do Meat Advisory Panel, que é mantido por uma indústria de carne, disse: "Esta revisão destaca que comer carne vermelha com moderação é uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada”.
A pesquisa foi publicada no Boletim Nutricional, do jornal da British Nutrition Foundation, uma instituição de caridade, com financiamento de várias fontes, incluindo a indústria de alimentos.
Cada um deve tirar suas conclusões. Pesquisas pra cá e pesquisas pra lá e já não sabemos o que é bom ou que é ruim para saúde. Mas uma coisa é certa. Tudo que comemos com moderção não faz mal. Salvo as recomendações médicas em caso de alguma patologia.
Fonte: Daily Mayl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.