 A  educação, considerando seus objetivos maiores, precisa desenvolver um  trabalho que forme (e informe) a sociedade para uma “conduta responsável  dos indivíduos, das empresas e das comunidades, inspirada no sentido de  sua responsabilidade, relativamente à proteção e melhoramento do  ambiente em toda a sua dimensão humana”. (Conferência das Nações Unidas  para o Meio Ambiente Humano 1972).
A  educação, considerando seus objetivos maiores, precisa desenvolver um  trabalho que forme (e informe) a sociedade para uma “conduta responsável  dos indivíduos, das empresas e das comunidades, inspirada no sentido de  sua responsabilidade, relativamente à proteção e melhoramento do  ambiente em toda a sua dimensão humana”. (Conferência das Nações Unidas  para o Meio Ambiente Humano 1972).Nesse contexto, o Referencial Curricular  da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS, na disciplina de  Ciências para o 5º ano do Ensino Fundamental traz o tema “O ser humano e  o ambiente” que apresenta subtemas como: compreensão da relação do ser  humano com o ambiente; interferência do ser humano no ambiente e as  transformações naturais do ambiente.
A coleção Base Ecológica Pedagógiga,  publicada pela Base Editorial LTDA apresenta uma proposta da aula que   possibilita a abordagem dos subtemas supramencionados. A aula recebe o  título de “Animais em extinção”.
As competências/habilidades a serem desenvolvidas:
- ler textos de diferentes gêneros;
- compreender o sentido das mensagens orais e escritas;
- utilizar a linguagem oral para expressar experiências, ideias e opiniões;
- reconhecer o meio ambiente, bem como reconhecer-se parte dele enquanto indivíduo;
- compreender a asua participação, individual ou coletiva, na busca de soluções para a conservação do planeta;
- perceber a possibilidade de conviver no meio natural, sem modificá-lo ou modificando-o minimamente, sem querer transformá-lo, a fim de adaptá-lo às suas necessidades;
- reconhecer o tipo de ambiente que está inserido;
- manifestar cuidado e respeito com os animais, desenvolvendo a curiosidade sobre eles e despertando atitudes para a sua preservação.
Metodologia:
O bloco de atividades sobre os animais  em extinção permite muitas relações com todas as áreas do conhecimento  e, em Língua Portuguesa , a dimensão está nas diferentes formas de  explorar a intertextualidade, isto é, no diálogo que pode ser  estabelecido entre os textos. Estimule essa percepção.
1º passo: leve para a sala de aula algum  vídeo, reportagens ou outros materiais que falem sobre animais  ameaçados de extinção ou biopirataria.
Indicamos os seguintes vídeos: Gente e Meio Ambiente e/ou Preservação do Meio Ambiente
2º passo: apresente uma parte da lista  nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.  Questione os alunos sobre como foi a leitura da lista e quais animais  eles conhecem da lista apresentada. Caso a escola tenha sala de  tecnologia o professor pode apresentar a lista completa, basta acessar: espécies ameaçadas.
3º passo: use os textos complementares para o trabalho de leitura, análise linguística e produção.
A aula completa e os textos complementares você baixa aqui: Animais em extinção03 Animais em extinção04
http://biosferams.org/2011/02/respeito-com-os-animais/
http://biosferams.org/2011/02/respeito-com-os-animais/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.