Já ouviu falar da Aids Felina?
Não é transmitida ao ser humano, nem à outra espécie de animal; infectando somente os gatos. É assim chamada por ser causada por um vírus que debilita a capacidade de defesa do organismo, levando muitas vezes o animal à morte.
A maior fonte de transmissão é a saliva, através da mordida, que age como uma injeção de vírus no tecido subcutâneo de outro animal; ou através do contato dessa saliva contaminada em ferimentos de outro gato também causados por arranhões.
Ainda não é provado que o HIV Felino também seja transmitido através da relação sexual entre gatos, apesar do vírus estar presente no sêmen de gatos machos infectados. Então, a contaminação pode ocorrer quando o macho morde a pele do pescoço da fêmea durante a cópula.
Situações de stress em locais com muitos gatos também podem levar ao aparecimento do vírus, assim como o convívio prolongado com animais infectados.
A Aids Felina não tem cura portanto a prevenção se dá não deixando o animal ter acesso à rua, castrando-o para evitar possíveis brigas, afastando-o do contato de gatos infectados ou que ainda não tenham feito o teste laboratorial.
Os sintomas são bem variados: inapetência, febre, diarréia, apatia, anemia, gripes, e até mesmo infecção das vias urinárias.
O diagnóstico é feito através de exame de sangue.
O tratamento feito com o uso prolongado de antibióticos pode aumentar o tempo de vida do animal, portanto é importante que o dono não o abandone e sim faça tudo o que estiver ao seu alcançe para dar ao seu companheiro uma qualidade de vida decente, com muito amor, atenção e o repeito que ele mereçe!
Fontes: canilmadjarof.blogspot.com/ territorioselvagem.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.