quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Rede Globo

Erro da Globo poderá mudar nome de estado brasileiro

Bonito fica no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pantanal ou no Cerrado? Se você não sabe, não é o único. Acho que muitos não sabem. Até o Gilberto Braga, aquele autor de novelas da Globo, demonstrou recentemente na novela Insensato Coração, que não sabe.
A confusão envolvendo os nomes dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso causaram revolta na população do estado caçula. No capítulo da sexta-feira (21/01) da novela Insensato Coração, um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito ficaria no Mato Grosso.
A revolta dos sul mato-grossenses é acentuada pelo fato de não ser a primeira vez que Gilberto Braga faz confusões entre os nomes dos dois Estados. Em 2004, durante um capítulo da novela “Celebridade”, a personagem de Malu Mader também disse que iria para Mato Grosso, visitar Bonito.
A Fundação de Turismo do Estado enviou uma carta a Gilberto Braga, autor da novela dGrutadolagoazulBonitoa Rede Globo, pedindo “possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não no Mato Grosso como deu a entender no diálogo”. Ainda segundo a carta, assinada pela secretária de Turismo Nilde Brun, “essa informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar a cidade de Bonito no Estado de Mato Grosso.”
Infelizmente, essa troca entre MS e MT não é incomum. Além de novelas, telejornais e até mesmo o então presidenciável José Serra (PSDB), durante campanha eleitoral de 2010, acabam se enganando com a geografia nacional. Porém essa confusão não fica só na revolta do sul-mato-grossense, o estado acaba também por perder dinheiro.
Devido aos sucessivos equívocos envolvendo os nomes dos dois Estados, desde o ano passado a discussão sobre uma possível mudança de nome de Mato Grosso do Sul ganhou força. O deputado estadual Antônio Arroyo (PR) apresentou um projeto estabelecendo as regras para se fazer um plebiscito. Entre as sugestões mais cotadas estão os nomes “Estado do Pantanal” e “Estado do Cerrado”.
Já alternativa sugerida pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT) em seu Twitter é que para a Rede Globo parar de uma vez por todas, a não confundir o nome de Mato Grosso do Sul com seu estado irmão seria o governo estadual cortar as verbas publicitárias destinadas à emissora. Outras opniões são de que o estado deveria investir mais na divulgação.
E você é a favor da mudança de nome do estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.