Erro da Globo poderá mudar nome de estado brasileiro
Bonito fica no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pantanal ou no Cerrado? Se você não sabe, não é o único. Acho que muitos não sabem. Até o Gilberto Braga, aquele autor de novelas da Globo, demonstrou recentemente na novela Insensato Coração, que não sabe.
A confusão envolvendo os nomes dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso causaram revolta na população do estado caçula. No capítulo da sexta-feira (21/01) da novela Insensato Coração, um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito ficaria no Mato Grosso.
A revolta dos sul mato-grossenses é acentuada pelo fato de não ser a primeira vez que Gilberto Braga faz confusões entre os nomes dos dois Estados. Em 2004, durante um capítulo da novela “Celebridade”, a personagem de Malu Mader também disse que iria para Mato Grosso, visitar Bonito.
A Fundação de Turismo do Estado enviou uma carta a Gilberto Braga, autor da novela da Rede Globo, pedindo “possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não no Mato Grosso como deu a entender no diálogo”. Ainda segundo a carta, assinada pela secretária de Turismo Nilde Brun, “essa informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar a cidade de Bonito no Estado de Mato Grosso.”
Infelizmente, essa troca entre MS e MT não é incomum. Além de novelas, telejornais e até mesmo o então presidenciável José Serra (PSDB), durante campanha eleitoral de 2010, acabam se enganando com a geografia nacional. Porém essa confusão não fica só na revolta do sul-mato-grossense, o estado acaba também por perder dinheiro.
Devido aos sucessivos equívocos envolvendo os nomes dos dois Estados, desde o ano passado a discussão sobre uma possível mudança de nome de Mato Grosso do Sul ganhou força. O deputado estadual Antônio Arroyo (PR) apresentou um projeto estabelecendo as regras para se fazer um plebiscito. Entre as sugestões mais cotadas estão os nomes “Estado do Pantanal” e “Estado do Cerrado”.
Já alternativa sugerida pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT) em seu Twitter é que para a Rede Globo parar de uma vez por todas, a não confundir o nome de Mato Grosso do Sul com seu estado irmão seria o governo estadual cortar as verbas publicitárias destinadas à emissora. Outras opniões são de que o estado deveria investir mais na divulgação.
E você é a favor da mudança de nome do estado?
Fonte: Portal Bonito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.