segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Álcool ajuda ou atrapalha na hora de curtir a vida?

Vamos a um assunto polêmico. Bebidas alcoólicas ajudam ou atrapalham quem quer curtir a vida? Essa questão é muito discutida. Há quem diga que não consegue aproveitar uma festa ou evento social sem uma cervejinha (o diminutivo é sempre usado para deixar a coisa toda mais inocente).
Alegam esses que o álcool libera a inibição e permite que a pessoa dance, converse, ria, enfim, liberte-se do próprio superego. Isso gera excelentes histórias, como as contadas no Papo de Bêbado.
Já outros são radicalmente contra. Acreditam que precisar beber para poder se divertir é um tipo de dependência não tolerável. Mesmo que a pessoa não seja um viciado em bebida, fica dependente do copo para poder se divertir. Usa o álcool como uma muleta.
Alguns não bebem mesmo por convicção religiosa ou algo do tipo. Esses já adoram a Lei Seca por que agora têm um ótimo álibi para justificar a recusa às constantes ofertas de bebidas em festas e afins.
Copo de cerveja: meio cheio, meio vazio

O caminho do meio

Moderação é uma palavra muito falada quando se trata de beber. Se você bebe para se divertir e não vê nada de mal em depender disso para curtir uma noite, então vá em frente. Só tenha muito cuidado para observar os limites.
Beber para ficar alegre pode ser bom. Já quando se passa dos limites, a pessoa fica inconveniente. Às vezes causa até constrangimento ou armar barraco, chorar, cair ou vomitar. Além de tudo, beber além da conta é péssimo para a saúde. O perigo aí é que quando se começa a beber, as noções de limite se modificam um pouco.
O brasileiro bebe em boas quantidades. Entre os jovens, existe até o estranho hábito de se gabar da quantidade de bebida. “Mermão, tô bebendo desde sete horas da manhã… já derrubei seis grades!”. Isso é motivo de orgulho ou de vergonha?
Curta a vida, bebendo ou não, mas não deixe os exageros estragarem as suas festas e as de seus amigos. Equilíbrio é a palavra-chave.

http://mude.nu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.