sexta-feira, 11 de março de 2011

Picanha ao avesso bom demais da conta

Picanha ao avesso (ou picanha invertida) recheada


Ouvi falar muito dessa receita. Programas de TV sendo citados, amigos, parentes comentando… não guentei e tive que fazer também. Afinal sou um fã de assados, não poderia deixar batido. E confesso que o que mais me motivou a fazer não foi o fato de ser picanha (quem já leu algum post do Churrasco Ao Vivo sabe do que estou falando) nem o recheio delicioso: foi a inédita experiência de virar uma picanha do avesso. Pronto, falei. Vamos à receita…

Ingredientes

  • 1 picanha inteira (cerca de 1,2kg)
  • 1 cenoura média
  • 50g de azeitonas sem caroço picadas
  • 200g de queijo provolone
  • 200g de bacon picados em cubos
  • 3 linguiças tipo pra churrasco

Modo de preparo

Invertendo a picanha

Com uma faca própria para carnes e bem afiada, faça um corte na base da picanha (base do triângulo), como se você fosse fazer uma espécie de bolsa, até quase a ponta da peça de carne.
Use faca afiada. É importante.Então você coloca a mão por dentro dessa bolsa e com a outra faz pressão pra que ela vire ao avesso.
Picanha invertida ou ao avessoRecomendo passar uma colher de água em cada lado da picanha pra umidecê-la e então adicionar sal grosso a vontade, massageando a carne com o sal.
Enquanto você espera uns 20 minutos esse sal dar uma curtida, vamos ao…

Recheio

Tire a linguiça de dentro da tripa (aquele saquinho que envolve ela), corte a cenoura, bacon, azeitona e queijo bem picados. Junto com a linguiça, amasse bem até que forme tipo uma massa. Assim:
Recheio da picanhaAgora você pode recheá-la. Coloque o recheio dentro da picanha e costure com barbante.

Preparo

Enrole em papel alumínio e deixe assando (brasa ou forno) de 30 a 40 minutos, depende a intensidade do fogo/forno. Tire o papel alumínio e deixe mais alguns minutos, o suficiente para dourar a carne.
PS: em caso de não ter barbante, palitos quebram um galho. Experiência própria.
O resultado é esse:
Picanha ao avesso pronta!Aprendi algumas lições com esta receita:
  • Se o recheio é cru, fogo forte, muito forte.
  • Carne embalada à vácuo, nem pra cachorro.
PS: o Dia de Folga, da minha amiga Lu Monte, também ensina a fazer de uma outra forma: picanha recheada apenas com provolone que deve também ficar uma delícia!
Feito o carreto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.