A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na  segunda-feira, 21, os primeiros casos de dengue tipo 4 na Bahia, em dois  pacientes que foram infectados em Salvador. 
 Esse tipo de vírus até então não havia sido encontrado no Estado e o  início de sua entrada em circulação pode tornar mais fácil contrair a  doença ou desenvolver sua forma hemorrágica, segundo explica a médica  infectologista Ceuci Nunes, diretora do Hospital Couto Maia. “O problema  de um novo tipo de vírus entrar é que a população não tem imunidade",  diz Ceuci.  
 Tanto os tipos 1, 2 e 3 do vírus são comumente encontrados na Bahia. Por  isso as pessoas que tiveram a doença desenvolvem anticorpos e não são  infectadas novamente pelo mesmo tipo de vírus. Já a dengue hemorrágica é  provocada principalmente quando a pessoa contrai uma segunda infecção  por um tipo diferente de vírus, probabilidade que aumenta com a  introdução do tipo 4 na Bahia.  
 No entanto, Ceuci acrescenta que, de acordo com o que se conhece do  vírus tipo 4 da dengue, a expectativa é que ele não se dissemine com  tanta facilidade quanto os outros tipos do vírus. Esse tipo do vírus não  circulava no Brasil desde 1982, mas em junho do ano passado foram  encontrados casos em Roraima e no Amazonas. 
 A Sesab marcou uma coletiva de imprensa nesta terça, 22, para explicar  os casos e apresentar as estratégias de combate à doença. 
Felipe Amorim l A TARDE
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.