quinta-feira, 10 de março de 2011

O começo do fim

Maconha


O QUE É A MACONHA?
Maconha é a palavra usada para descrever as flores secas, sementes e folhas da planta de cânhamo indiano. Conhecida por vários nomes, aqui no Brasil, a nomeação Maconha é a mais utilizada.
Independente do nome essa droga é um alucinógeno, uma substancia que altera a percepção da mente, fazendo o individuo ver um mundo completamente diferente daquilo que ele vive.
COMO É USADA?
A maconha é a droga ilegal mais consumida em todo o Mundo. Pelo menos 71 milhões de europeus já experimentaram pelo menos uma vez.
A maconha é fumada como um cigarro, ou às vezes fuma-se num cachimbo, ou em alguns casos raros, é misturada a alimentos, ou preparada como chás. Algumas vezes os usuários, tiram o tabaco do cigarro normal, e misturam com maconha, para um efeito a maior prazo.  A maconha tem feito normalmente imediato.  As sensações imediatas são aumento do ritmo cardíaco, diminuição da atividade motora e equilíbrio, e um estado mental irreal, deixando o usuário em delírios de um sonhador, essas sensações são alcançadas no auge dos seus primeiros 30 minutos de uso. Esses efeitos em curto prazo desaparecem em torno de duas á três horas, mas os efeitos podem se estender dependendo da quantidade utilizada.
O usuário de maconha, como de costume ingere e usa a droga por mais tempo, está causando um dano bem maior aos pulmões, do que um usuário de tabaco comum. As consequências mentais do uso de maconha são bastante severas. Os fumadores de maconha têm problemas de memorias e aptidão mental bem mais comum.
ÁLCOOL X MACONHA
Fumar maconha é igual a beber álcool? Você decide. Veja Abaixo:
A maconha contém mais de 400 toxinas, e componentes químicos. Bem mais severo que os cigarros comuns, em pouco tempo a maconha podem causar danos severos aos pulmões.
O álcool é eliminado do corpo em poucas horas, alguns componentes permanece no corpo durante semanas, possivelmente meses, dependendo da quantidade de álcool ingerido.
Não temos a intenção de minimizar os danos do consumo do álcool, o qual pode ser igualmente perigoso e prejudicial. Mas em comparação com a maconha, essa ainda trás danos praticamente mais graves.

OS EFEITOS PREJUDICIAS DA MACONHA
Os efeitos imediatos do uso da maconha incluem batimentos cardíacos acelerados, desorientação, falta de coordenação física, frequentemente seguida por depressão ou sonolência. Alguns consumidores sofrem ataques de pânico e ansiedade. 
UM CIGARRO DE MACONHA É EQUIVALENTE A CINCO CIGARROS DE TABACO COMUM.
“Uma pesquisa americana, mostra que se 1 cigarro de tabaco comum, já é prejudicial a órgãos vitais como os pulmões, imagine você 1 cigarro de maconha que é equivalente a 5 cigarros ‘normais’”.
O usuário de maconha, muita das vezes tem problemas respiratórios, como bronquite e inflamações em órgãos respiratórios.
A droga pode afetar mais do que a saúde física. Uma pesquisa realizada na Austrália em 2008 associam-se anos de uso pesado da maconha, com problemas e anormalidades irreversíveis ao cérebro.
A maconha pode causar esterilidade temporária em homens, e atrasar o ciclo menstrual de uma mulher. Estudos revelam que as atividades mentais como percepção, atenção e outras é relativamente diminuídas ao uso de maconha.
EFEITOS Á CURTO PRAZO:
* Distorção sensorial. * Pânico. * Ansiedade. * Coordenação escassa de movimento. * Tempo de reação mais reduzido. * Depressão depois do uso. * Batimento cardíaco aumentado, correndo o risco de um ataque cardíaco.
EFEITOS Á LONGO PRAZO:

* Resistencia reduzida a doenças comuns como resfriado. * Supressão do sistema imunológico. * Distúrbios de crescimento. * Aumento de células no corpo, anormalidades estruturadas. * Redução de hormônios sexuais. * Destruição de pulmões, deixando o órgão cheio de feridas e danos. * Capacidade sexual reduzida. * Dificuldade em aprender. * Apatia, sonolência, falta de motivação. * Mudança de humor, e personalidade. * Incapacidade de compreender as coisas claramente.

DEPOIMENTO DE USUÁRIO:
Comecei a consumir por brincadeira, um desafio de um melhor amigo que disse que era medroso demais para fumar maconha e beber um litro de cerveja. Na época eu tinha 14 anos. Após 7 anos de consumo encontrei-me na dependência. Já não consumia mais para sentir euforia, consumia para sentir alguma aparência de normalidade. Comecei então a ter sentimentos negativos sobre mim mesmo, e as minhas próprias capacidades. Detestava a paranoia. Detestava olhar sempre por cima do ombro o tempo todo. Realmente detestava não confiar nos meus amigos. Fiquei tão paranóico que consegui afastar todos com sucesso, e encontrei-me num lugar terrível onde ninguém quer estar – estava só.  Acordava de manha começava a consumir, e consumia o dia inteiro”.
NA ROTA DO CONSUMO DE DROGAS
Para construir uma tolerância, a maconha pode levar  o usuário a usar outras drogas. Por mais perigosa que seja a maconha ainda é consideradas perante há varias outras, uma droga mais fraca, esse é o fator de risco. O usuário vai começar a perceber que a maconha já não é mais suficiente para suprir os seus desejos, ele vai ver que a maconha já não funciona mais, esse fato é até verdade, pois o corpo está querendo algo mais forte, a maconha passa a ser como um aperitivo, e não mais o prato principal. O usuário em si, começara a usar drogas mais potentes, gerando mais riscos a ele mesmo.
DEPOIMENTO DE USUÁRIO:
Fumei meu primeiro cigarro de maconha, no pátio da escola, dado por um amigo. Agora sou dependente de cocaína e acabo de finalizar meu oitavo tratamento para a dependência química”.
POR DETRÁS DA ERVA:
O consumo de maconha mostrou a um grupo de estudantes e pesquisadores, alguns fatos que estão detrás do consumo excessivo dessa droga.  Esses fatos podem atingir não só quem usa a drogas como quem está perto, e o cotidiano em geral do usuário.  A pesquisa mostra que usuários como já ditos aqui tem maior falta de atenção, perca de memoria, e a aprendizagem estava severamente destruída.  Usuários têm 55% de chances a mais de sofrerem acidentes, 85% a mais de ferimentos e 75% aumentaram as licenças de trabalho.

(Assista ao vídeo abaixo para saber qual será a próxima postagem sobre a série: A VERDADE SOBRE AS DROGAS). 
Em casos de dúvidas e sugestões envie-nos um e-mail: terapia-familiar@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.