'Preciso de mil lenços', diz maestro após vitória da Vai-Vai
João Carlos Martins recebeu a notícia nos Estados Unidos.
Segundo ele, essa é a maior emoção de sua vida.
Maestro João Carlos Martins acompanhou a apuração de um hotel nos Estados Unidos (Foto: Marcus Bezerra/Futura Press)
O maestro João Carlos Martins, homenageado pela escola de samba Vai-Vai, campeã do Carnaval 2011 de São Paulo, afirma que a vitória da agremiação com o enredo “A Música Venceu” é a maior emoção de sua vida. Ele disse não ter palavras para definir o que sentiu ao receber a notícia, mas que se expressaria muito bem se tivesse um piano por perto.
“Eu já fui chamado de maestro chorão. Agora, então, preciso de mil lenços”, disse Martins por telefone ao G1 de Fort Lauderdale, dos Estados Unidos. O maestro está em viagem internacional para anunciar a turnê que fará com a Orquestra Bachiana em setembro. Na quarta-feira (9), o maestro seguirá para Nova York.
Com a vitória, Martins afirma que antecipará sua volta ao Brasil de sexta (11) para quinta-feira (10) para que possa, na sexta, participar do desfile das campeãs no Sambódromo do Anhembi.
“Essa vitória tem um significado para mim que é muito difícil descrever com tudo que passei na vida e receber uma homenagem dessas. Desculpa, mas não estou com palavras [para descrever a emoção]. Se tivesse com piano poderia descrever melhor”, disse emocionado.
Martins acompanhou a apuração de um hotel. Segundo ele, à medida que o telefone começou a tocar com mais frequência foi crescendo a expectativa. Somente na reta final da apuração é que ele conseguiu ver pela internet a leitura das notas.
Durante o desfile, na madrugada de sábado (5), o maestro chegou a dizer que a emoção que sentiu era semelhante à que sentiu ao tocar no Carnegie Hall, em Nova York. Após a vitória, ele diz não ter dúvidas: “Essa é a maior emoção da minha vida. Sem dúvidas”.
Hoje com 71 anos, o pianista se tornou maestro após uma série de problemas nas mãos. Ele perdeu parte dos movimentos depois de sofrer uma lesão em um nervo da mão direita. O músico chegou a recuperar parte dos movimentos com tratamento intensivo, mas na década de 90 foi golpeado na cabeça, vítima de um assalto, e perdeu novamente o movimento das mãos. No século 21, João Carlos Martins dedicou seus conhecimentos à regência e aos projetos sociais que visam à inclusão de jovens carentes por meio da música.
Comissão de frente da Vai-Vai (Foto: Raul Zito/G1)
DesfileA comissão de frente da Vai-Vai trouxe uma síntese da vida do maestro. Entre os 16 componentes estavam personagens da música, política, momentos da vida, mulheres e o futebol, uma das paixões do maestro, que torce para a Portuguesa. Dois componentes com pernas-de-pau representaram pinturas de Salvador Dalí. O pintor espanhol teria dito ao maestro que ele era o maior intérprete do compositor Johann Sebastian Bach, após assistir a uma de suas apresentações no Carnegie Hall, em Nova York.
Com mais de 70 metros, o carro abre-alas - na verdade três alegorias acopladas - sofreu uma pequena avaria na lateral durante a entrada no Sambódromo.
O primeiro setor da Vai-Vai, sobre os deuses da música, trouxe a figura de Apolo como uma das principais alegorias. O segundo carro alegórico trouxe duas esculturas: uma de Sebastian Bach, e outra que representou João Carlos Martins na infância.
Ao lado do mestre de bateria Tadeu e seus 300 ritmistas, o maestro Sergei de Carvalho tocou violino durante o desfile da agremiação. A cantora Maria Rita, que desde 2008 era madrinha da ala dos compositores da Vai-Vai, foi coroada madrinha da bateria da escola. Já a dançarina Camila Silva foi a rainha de bateria.
Pingo e Paulinha formaram o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e desfilaram fantasiados de Orfeu e Eurídice. Longe do carnaval desde 2009, a modelo Ana Hickman voltou ao Anhembi como madrinha da escola. A passista Nani Moreira desfilou com violino em sua estreia na Vai-Vai.
O grupo teen Restart, pela primeira vez na avenida pela Vai-Vai, demonstrou nervosismo ao entrar no Anhembi. Mas os adolescentes não deixaram de levar a marca para a Avenida: o colorido das roupas.
A Vai-Vai ficou em terceiro lugar no desfile em 2010 e agora em 2011 conquista o seu 14º título no carnaval paulistano.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.