Foi-se o tempo em que musculação era coisa exclusivamente para  fisioculturistas. Com o crescimento das pesquisas que corroboram,  complementam, ou até corrigem o já vasto conhecimento empírico a  respeito do assunto, cresceu também o número de praticantes de todas as  faixas etárias, sexo, e com os mais diferentes objetivos. Além da  quantidade de profissionais da saúde que, juntamente com a população  como um todo, perderam o preconceito e passaram não só a deixar de  condenar, mas – principalmente – a recomendar a sua prática. Mas  musculação pode ser mesmo feita por qualquer pessoa, independentemente  de sexo, idade, condição física e/ou objetivo? No texto abaixo você vai  ver que não só pode como DEVE.
 
A musculação proporciona diversos benefícios para a saúde, estética, prevenção e reabilitação de lesões. Entre eles:
 
Melhora a força e o tônus muscular
 
Exercícios com pesos aumentam a rigidez muscular, evitando a  flacidez provocada pela idade ou emagrecimento inadequado. Além disto,  melhora significativamente a força muscular, necessária em todas as  atividades cotidianas, como sentar-se e levantar-se, agachar-se,  caminhar e etc. O ganho de força, por exemplo, é a melhor benefício  obtido pela terceira idade, pois diminui e muito as chances de quedas e  facilitam e aumentam consideravelmente a independência nas atividades  cotidianas.
 
Melhora a flexibilidade
 
Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não tira a  flexibilidade nem a agilidade de quem a pratica. Diversas pesquisas  demonstram que há ganho de flexibilidade ao longo de sua prática. Já o  mito da agilidade, presente principalmente entre os atletas, surgiu por  que antigamente não se tinha informação suficiente para garantir um  balanceamento perfeito entre exercícios de força e os demais exercícios  necessários a cada esporte. Hoje se sabe que é perfeitamente possível  praticar musculação sem perder absolutamente nada da agilidade ganha com  as atividades específicas, e o craque Leonel Messi é a maior prova  disto.
 
Aumenta o volume muscular (hipertrofia)
 
Esse é o objetivo procurado pela maioria dos praticantes, claro que  nos mais diversos níveis. É o principal benefício estético, além de  combater a perda muscular que ocorre com o avançar da idade  (principalmente após os 30 anos). Este aumento do volume muscular  auxilia também no processo de emagrecimento, que é o próximo item  discutido.
 
Emagrece 
 
Sim, musculação emagrece. E muito! Ao contrário do que diz o censo  comum, que é baseado em informações totalmente equivocadas fornecidas  tanto por observações empíricas do passado, como por estudos que não  controlaram perfeitamente a sua metodologia. Hoje há estudos que dizem,  inclusive, que ela emagrece mais que os exercícios aeróbios. Eis porque:
 
Uma sessão de musculação consome menos calorias quando comparada a  uma sessão de outros tipos de exercício, entre eles os exercícios  aeróbios. Este é um dos motivos pelos quais sempre se acreditou que ela  emagreceria menos. Porém, após um treino bem feito de musculação, o  glicogênio muscular (a reserva de “combustível” presente nos músculos) é  utilizado, e portanto, precisa ser reposto. Este processo de reposição  consome calorias durante horas, o que faz com que você continue gastando  calorias mesmo depois de terminar a sessão de musculação. E, pra  melhorar, essas calorias são obtidas principalmente dos depósitos de  gordura do organismo. Um outro fator de extrema importância é o aumento  do volume muscular (hipertrofia). Este aumento do volume muscular  acelera o metabolismo, pois as células musculares precisam de bastante  calorias para sobreviver, mesmo quando em repouso, o que faz com que o  seu organismo consuma mais calorias do que o habitual, mesmo quando você  não está fazendo nada.
 
Uma das coisas que faz com que diversos praticantes desistam  achando que não estão emagrecendo, é o peso na balança. Quando você faz  musculação você ganha músculo. Se o resto dos fatores estiver ok, você  também perde gordura. Só que músculo também pesa, o que faz com que às  vezes a perda de peso em gordura seja compensada pelo ganho de peso em  músculos. Ou seja, você está mais magro, mesmo pesando a mesma coisa na  balança. Para tirar a dúvida, e saber se você está realmente perdendo  gordura, é importante que se faça uma avaliação física na sua academia.  Converse com o instrutor sobre isso.
 
Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e a resistência
 
Há diversos estudos recentes que mostram que a musculação também  melhora o condicionamento dos sistemas cardíaco e respiratório, assim  como os exercícios aeróbios.
 
Ajuda a prevenir a osteoporose
 
Há um 
outro post falando a respeito da osteoporose.  A musculação ajuda na sua prevenção, pois aumenta o depósito de cálcio  nos ossos, por causa das trações provocadas durante os exercícios. Sem  contar que músculos mais fortes fazem com que o sistema esquelético seja  menos sobrecarregado.
 
Ajuda a prevenir lesões nas articulações, tendinites, desgaste nas cartilagens, e etc.
 
Quanto mais forte é a sua musculatura, menor a chance de lesões nas  articulações. Isto porque a musculatura é uma das estruturas  responsáveis pela sustentação da articulação. Além disto, os tendões  (estruturas que ligam os músculos aos ossos) também são fortalecidos com  a musculação.
 
Melhora a auto-estima
 
Hoje os padrões estéticos são muito mais rígidos, as pessoas querem  um corpo cada vez mais perfeito. E a musculação auxilia neste processo,  já que possui o maior potencial de transformação do corpo. Isto auxilia  muito no processo de auto-estima, já que sabemos que ela está em grande  parte atrelada à imagem corporal.
 
Serve de base para todos os esportes
 
A musculação serve de base para a prática de todos os esportes,  principalmente no âmbito profissional. Os atletas fazem cada vez mais  uso dela para fins de ganho de força, e em alguns casos, de volume  muscular propriamente dito. Temos um exemplo, mais uma vez, no futebol:  se compararmos os jogadores profissionais de antigamente com os de hoje,  veremos a diferença nas suas forças. E como dito antes, sem perder  técnica nem agilidade. É só observarmos craques recentes como Messi,  Ronaldinho Gaúcho, Pato, Robinho, Kaká, entre tantos outros, que veremos  que eles aguentam muito mais os encontrões dos adversários sem cair ou  se machucar, e não perderam nada de sua qualidade por isso.
 
Maior segurança e controle para sua prática
 
Outro fator importantíssimo na musculação, é que ela é uma  atividade extremamente segura de ser praticada, já que permite que se  ajuste os aparelhos para cada indivíduo e que se individualize  totalmente a carga. Você pode trabalhar com meio quilo ou 500 quilos. Há  um controle bem maior da intensidade do exercício. Isto é o que a torna  segura de ser praticada por todos os públicos, entre eles, idosos,  jovens (e até crianças) e pessoas com algum tipo de deficiência ou  retornando de lesão.
 
Mulher pode fazer musculação? Pode e deve!
 
Outro mito antigo que está caindo por terra é o de que a mulher  fica masculinizada com a prática da musculação. Isto não é verdade. A  mulher só vai ganhar massa muscular nos lugares que ela quiser.  Inclusive, a velocidade dos ganhos, e a distribuição deles é totalmente  diferente na mulher, portanto não há perigo de ela ganhar braço sem que  essa seja sua intenção, por exemplo. A mulher pode praticar musculação  com os mais variados objetivos: ganho de massa muscular em determinadas  partes do corpo (perna e bumbum são disparados os mais procurados),  emagrecimento, ganho de força, saúde, ou o que for. E é ótimo para a  celulite! Agora aqui cabe uma ressalva: mesmo que o objetivo seja ganhar  massa muscular apenas nas pernas (por exemplo), é de suma importância  que os outros grupamentos musculares sejam treinados, a fim de evitar  lesões, para ganho de força (que é importante para qualquer pessoa),  para acelerar o metabolismo (e assim facilitar o controle do peso), e  etc.
 
Os benefícios não param por aí. Há diversos outros, que vão  interferir mais neste ou naquele esporte, neste ou naquele indivíduo em  particular, naquela faixa etária, e etc. Mas é inegável que a musculação  vem se popularizando e cada vez mais pessoas se aproveitam dos seus  enormes benefícios.
 
Mas cuidado! Qualquer pessoa pode se aproveitar destes benefícios, desde que tome os devidos cuidados:
 
- Escolher um profissional (educador físico) competente, que fará todo  o acompanhamento das sessões de musculação. Melhor ainda se este  profissional for um Personal Trainer, pois este tem condições de  personalizar o seu treino e dar muito mais atenção que os instrutores  nas academias;
- Consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade – inclusive a  musculação – para que se avalie tanto a aptidão para a prática como as  limitações pré-existentes;
- Escolha de uma boa academia, com aparelhagem adequada, manutenção  constante dos equipamentos, higiene impecável e instrutores formados em  educação física e com cursos na área de musculação;
- Consultar um nutricionista, para que ele elabore um plano alimentar de acordo com os objetivos do praticante.
Fonte: edupersonal.blogspot.com 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.