sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dormir de sutiã levanta o seio mito ou verdade


Por muito tempo acreditou-se que a lei da gravidade poderia ser combatida em favor de mamas firmes e perfeitas, pelo simples fato de se usar o sutiã na hora de dormir. Mas muitos especialistas avisam que isso não passa de um mito, sendo que, para evitar que os seios caiam ao longo da vida, é preciso tomar uma série de cuidados que não passam pela vestimenta escolhida ao ir para a cama.
O Terra ouviu um mastologista e um cirurgião plástico, sendo que ambos descartaram qualquer tipo de repercussão positiva ou negativa associada ao uso da peça durante o sono. A palavra de ordem é consenso entre as duas fontes – conforto.
Os médicos avisam que essa é a recomendação geral, independente do tamanho dos seios, da idade ou de problemas posturais em função do peso das mamas. “Se a mulher se sente confortável, não há problema nenhum em dormir com o sutiã. Do ponto de vista médico ou estético, não há contraindicações. Este hábito da educação e história da paciente, se ela é acostumada a usar, não tem problema”, afirma o Dr. Fábio Francisco Oliveira Rodrigues, mastologista do Hospital São Camilo e médico assistente titular do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho.
Ele explica que o que conta mesmo para a firmeza dos seios com o passar do tempo são os fatores genéticos e, especialmente, a forma como a mulher cuida dessa parte do corpo ao amamentar. “Se não fizer uma boa hidratação ou não cuidar do peso, engordando demais durante a gravidez, quando as mamas aumentam, o tecido pode ficar mais flácido. Não há sutiã que segure essa situação”, explicou.
possuem a famosa barbatana no bojo são os mais desaconselháveis, principalmente em pacientes que realizaram colocação de implante mamário ou cirurgias de mamoplastia, pois ele poderá se apoiar em cima das cicatrizes, ocasionando certo desconforto doloroso.”
Com conforto, uso liberado
Com base na experiência clínica, o mastologista Fábio indica outra crença que as mulheres levam ao seu consultório, a de que dormir com alguns tipos de sutiã, especialmente os que contêm aros, pode ser prejudicial à saúde. “Algumas mulheres acreditam que este tipo de sutiã pode contribuir para o desenvolvimento de nódulos ou até câncer de mama, mas isso não tem o menor cabimento do ponto de vista científico”, pontua.
Isso reforça mais uma vez a regra do conforto, que deve estar acima da estética. Sendo assim, a recomendação vale também para mulheres que estão amamentando – o uso do sutiã durante a noite não está associada à estética dos seios, e sim, à facilidade em amamentar o filho. O Dr. Fábio dá uma dica. “Para as mulheres que estão com leite empedrado, o uso de sutiã é favorável durante a amamentação, evitando o deslocamento anatômico e dando maior suporte às mamas, que estão mais volumosas”, conclui.
PORTAL: TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.