sábado, 14 de maio de 2011

Calibrando os Pneus

Calibrando os Pneus



Calibragem de pneus…
Recebemos vários emails e telefonemas sobre calibragem de pneus, que resolvemos abordar este assunto .
Então, vamos lá:
A estabilidade da motoca ou do carro está diretamente ligada à utilização da correta pressão.
Recomendamos a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando:
O veículo está parado há uma hora, no mínimo.
O veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.
Quando for necessário retificar as pressões com os pneus quentes, ( que esteja rodando muito , é preciso tomar as seguintes precauções:
Não desinflar.
Aumentar 4 PSI (0,3 BAR) ás pressões recomendadas.
Ou seja se é recomendado 29 PSI, colocar 33 PSI.
Respeitar as diferenças de pressões entre eixos. ( Dianteira e trazeira )
Assim que tiver oportunidade, verifique as pressões com o pneu frio.

PRESSÕES:
- Seguir a recomendação do fabricante da moto ou carro.
- Corrigi-las sempre com os pneus frios, isto é, antes de iniciar a rodagem.
- Freqüência de correção mínima: duas vezes ao mês, com manômetros aferidos.

OBS: Nunca retire ar dos pneus quentes, isto é, durante ou logo após a rodagem. Verifique sempre se há fugas lentas de ar pela base ou núcleo da válvula.
Coloque sempre tampas nas válvulas.
Fora de Estrada, ( estrada de terra ou chão batido, pedregulhos, lama ), qual a pressão dos Pneus ?
Para a maior parte dos casos de condução fora de estrada é permitido manter as pressões adotadas em estrada.
Todavia, em condições extremas valem as seguintes regras:
Lama – é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação);
Rocha – manter a pressão normal. Reduzí-la significa aumentar o risco de “picotar” a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente;
Areia – sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração
Água – manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.

OBS : Nunca use nos pneus de seu veículo pressão inferior a 16 b/pol2.
Em casos nos quais foi necessário reduzir a pressão dos pneus, recalibrá-los o mais rápido possível.
Enquanto não recalibrar os pneus, dirija devagar, e sob enhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80 km/h.
USANDO NITROGÊNIO
Uso do Nitrogênio pode trazer alguns benefícios aos pneus…
Menor temperatura externa;
Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito.
Nunca esqueça de todas as vezes que for pegar estrada, de verificar os pneus.
Logo que for sair com a moto ou carro, tome por hábito olhara os pneus, as vezes no visual, pode se indentificar o pneu mais baixo do que o de costume.

Fonte by Pirelli


Vi no www.bikeriders.com.br

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